Bebida alcoólica engorda?

álcool contém 7,1 calorias por grama, e quando elas não são consumidas para produzir energia são acumuladas como gordura. Confira os níveis de calorias de algumas bebidas alcoólicas


  

Se beber não engordasse ou não inchasse, talvez a esta hora você estaria na mesa do bar e não em frente ao computador lendo este texto. Além de todos os problemas de saúde causados pelo álcool, ele ainda deixa no corpo a marca do seu prazer de maneira injusta: olheiras, dentes amarelos, inchaço, pele menos viçosa, entre outros reflexos invertidos de beleza que podem prejudicar sua aparência.

Há várias controvérsias quando o tema é “álcool engorda?”, mas tecnicamente falando, ele não é armazenado como gordura, e sim como oxidado (reação química que modifica a oxigenação no organismo). Um estudo recente publicado no International Journal of Obesity acrescenta novas descobertas para o nosso conhecimento das bebidas, principalmente sobre aquela gordurinha localizada no abdômen.

Esse novo estudo, conduzido pelos suecos Ulf Riserus e Erik Inglesson, chegou à conclusão de que há uma forte associação de bebidas destiladas com a circunferência da cintura e gordura abdominal. Este problema não é somente estético, mas é também um risco à saúde: doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, intolerância a glicose e níveis elevados de insulina.

No entanto, outros estudos conduzidos pela BBC, em 2003, são diretamente contrários a associação de consumo de álcool e gordura abdominal, rejeitando o termo “barriga de cerveja”. Por que há tanta controvérsia? Por que os estudos apresentam resultados tão diferentes?

Grande parte desta confusão se deve ao fato de que é muito fácil cometer equívocos na relação causa e efeito na investigação epidemiológica por conta da análise ser feita com um pequeno grupo de pessoas ou uma avaliação muito limitada.

É necessário levar em conta o estilo de vida e a dieta destes bebedores, inclusive a faixa etária – o estudo sueco focou em homens mais velhos, por exemplo. Homens que consomem altas quantidades de bebidas destiladas costumam pular refeições e comer menos à medida que o consumo de álcool aumenta. Sabemos que o álcool contem 7,1 calorias por grama, e nem sempre essas calorias são consumidas para a produção de energia, aí sim elas podem ser acumuladas como gordura.

Bebidas alcoólicas sozinhas não causam automaticamente a barriga de chope. Tenha em mente que elas adicionam mais calorias à sua dieta, por isso essa associação com o aumento de peso. Se você estiver ciente deste aumento e balancear tudo o que você consome, você não vai engordar.

Com isso resolvido, que tal saber quais são as bebidas mais calóricas? Veja a lista e beba com moderação!

  • 1 Lata de cerveja equivale a 147 kcal
  • 1 Copo de chope equivale a 180 kcal
  • 1 Copo de cerveja preta equivale a 170 kcal
  • 1 Dose de cachaça equivale a 207 kcal
  • 1 Taça de vinho branco equivale a 178 kcal
  • 1 Taça de vinho tinto equivale a 107 kcal
  • 1 Dose de uísque equivale a 120 kcal
  • 1 Dose de batida de frutas equivale a 504 kcal
  • 1 Copo de caipirinha equivale a 300 kcal

POR: Redação AreaH