Filiação Partidária

Deputada Margarida Salomão apoia campanha de filiação feminina. Prazo termina dia 04 de outubro de 2013. Campanha “Mulher, tome partido. Filie-se”.


A Coordenadoria de Direitos da Mulher e as Procuradorias da Mulher da Câmara dos Deputados lançaram na tarde desta quarta-feira, 11 de setembro, a campanha “Mulher, tome partido. Filie-se”. O objetivo é chamar a participação feminina na política e aumentar em 20% o número de mulheres filiadas a partidos políticos até o dia 4 de outubro, prazo final de filiação para quem deseja concorrer a um cargo político nas eleições gerais de 2014. Os organizadores da campanha também esperam ampliar em 30% a representação da bancada feminina na Câmara e no Senado no próximo ano.

Para a deputada federal Margarida Salomão (PT-MG), a campanha é importantíssima para buscar a paridade de gênero na política brasileira. Ela lembra que a taxa de presença de mulheres no parlamento nacional é uma das menores da América Latina. "No Brasil, mulheres representam metade da população, 51,5%, enquanto na Câmara esta proporção é absurdamente menor: 9%. Aumentar a participação feminina é desejo também do povo. Basta lembrar pesquisa realizada pelo Ibope e pelo Instituto Patrícia Galvão, de abril deste ano, que mostra que oito em cada dez brasileiros consideram que deveria ser obrigatória a participação paritária de mulheres e homens nas casas legislativas."

A primeira fase da campanha terá inserções publicitárias em rádio e televisão de abrangência nacional. Depois do prazo de filiação, a campanha continua por meio de ações direcionadas a dirigentes partidários para que as mulheres filiadas realmente registrem candidatura. A segunda fase da campanha segue até 30 de junho do ano que vem.


Assessoria de Comunicação

Dep. Federal Margarida Salomão

(32) 3233-4070